Construtora e não o Adquirente quem deve pagar Corretagem do Imóvel na Planta.

Construtora e não o Adquirente quem deve pagar Corretagem do Imóvel na Planta.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo, atraves da 3a Camara, emitiu dois enunciados, tratando de uma antiga controvérsia – Quem deve pagar o corretor quando o consumidor de dirige ao Stand de Vendas? Quanto tempo prescreve a ação para pedir a Devolução da Corretagem Cobrada Indevidamente?

Com o enunciado 38.3 ficou claro que é Responsabilidade da Vendedora (Construtora) o custeio (pagamento) do corretor e não do Adquirente, podendo assim todos que adquiriram imóveis na planta nos ultimos 10 anos, Pedir a devolução de verbas (taxas) de Assessoria Imobiliaria, seja a taxa SATI (Serviço de Assistência Técnica Imobiliária) ou da Taxa de Corregagem de até 6% do valor do imóvel, aquela cobrada em diversos cheques, pagas a diversos corretores que o Adquirente nunca viu.

 

Aém disso, com o enunciado 38.4, ficou claro o entendimento de que, quem Comprou Imóvel na planta nos ultimos 10 (dez) anos, pode pedir a restituição junto a Construtora.

Se voce comprou imóvel na planta nos ultimos 10 anos, peça a Devolução da Taxa de Corretagem e Taxa SATI.

 

Abaixo a Integra dos enunciados:

 

Enunciado nº 38.3 desta Câmara: “O adquirente que se dirige ao stand de vendas para a aquisição do imóvel não responde pelo pagamento das verbas de assessoria imobiliária (corretagem e taxa sati). É da responsabilidade da vendedora o custeio das referidas verbas, exibindo legitimidade para eventual pedido de restituição”.

Enunciado nº 38.4, desta Câmara:”Prescreve em 10 (dez) anos o prazo para a propositura da ação buscando o reembolso das verbas de assessoria imobiliária quitadas em razão do compromisso de venda e compra de bem imóvel. Incidência do disposto no art. 205 do Código Civil”).

 

tribunal de justiça SP corretabem
tribunal de justiça SP corretabem

Tire suas Dúvidas

Envie suas dúvidas, sugestões ou reclamações via formulário ou e-mail: contato@advbr.com.br

[contact-form-7 404 "Not Found"]